A delegação da Cruz Vermelha de Ribeirão, em Famalicão, comemora, este sábado, 15 anos com o lançamento de novas valências, que serão apresentadas antes de um jantar comemorativo.
Corpo do artigo
O núcleo tem, desde janeiro do ano passado, uma nova sede onde está a realizar obras para melhorar as condições. Instalada na antiga escola de Aldeia Nova, em Ribeirão, a Cruz Vermelha está a construir uma zona de aparcamento coberta para os veículos de transporte de doentes e de emergência. A obra permitirá uma melhor circulação de veículos e pessoas melhorando a acessibilidade.
Entretanto, a Cruz Vermelha de Ribeirão vai também criar uma sala para apoio social, nomeadamente ao nível de roupas e bens alimentares.
"Será a primeira fase onde serão investidos cerca de 200 mil euros. Conseguir, nesta altura, fazer uma obra destas com verbas próprias já é bom. É preciso muito rigor e trabalho", notou o presidente da delegação, José António Fonseca.
Já numa segunda fase, que ainda não está calendarizada, a Cruz Vermelha quer criar uma sala de convívio para os mais velhos e uma clínica de fisioterapia.
"Se transportamos muita gente para outros locais, por que não rentabilizar os nossos recursos?", questiona o responsável. A segunda fase está orçada em cerca de 300 mil euros.
A delegação da Cruz Vermelha de Ribeirão possui 65 socorristas, sendo que cinco são assalariados. Dá resposta às freguesias de Ribeirão, Fradelos e Lousado numa média de 100 saídas de emergência por mês.