Vai decorrer no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, na próxima quarta-feira, o CUIDADORES"24, Encontro Anual da Associação Cuidadores, uma das organizações de proa na valorização, apoio e empoderamento de cuidadores informais.
Corpo do artigo
O encontro começa pela 14 horas e contará com uma mesa-redonda dedicada ao Estatuto do Cuidador Informal e outras medidas de apoio, reunindo profissionais de áreas diversas para um breve ponto de situação do estatuto, resenha das mudanças já sentidas e desafios a responder.
É, ainda, objetivo do encontro incentivar a maior colaboração entre entidades, não esquecendo as oportunidades do futuro e da inovação, num diálogo interdisciplinar que dê voz ao Cuidador Informal.
A mesa-redonda terá a participação de Ana Luísa Pinto, diretora-executiva da Associação Cuidadores, Catarina Araújo, vereadora dos pelouros da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto, Recursos Humanos e Serviços Jurídicos e Proteção Civil da Câmara Municipal do Porto; Helena Nogueira, Coordenadora do Grupo de Trabalho do Cuidador Informal, do Instituto Segurança Social, de Inês Ribeiro, Psicóloga da Associação Cuidadores, Rui Machado, psicólogo, diretor de resposta social promotora da vida independente para pessoas com deficiência e de Rui Pedroto, presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota.
A moderação está a cargo de Carmen Garcia, escritora, colunista e enfermeira e a apresentação do encontro será assegurada por José Pedro Cobra.
A Cuidadores é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2016, no Porto. Providencia, através do trabalho de voluntários, informação e aconselhamento, apoio emocional, capacitação e pausas breves para descanso do cuidador.
Promove, ainda, o aumento de saúde e bem-estar dos cuidadores informais e contribuindo para que as pessoas cuidadoras informais sintam mais valor, acompanhamento e inclusão social.