Operadora assume responsabilidade dos danos, mas portuense relata dificuldades em contactar a empresa.
Corpo do artigo
Deixar o carro junto a um ponto de partilha de trotinetas no Porto é, para Rita Rocha, um risco. "É uma balbúrdia completa", descreve. Por isso, prefere deixar o carro afastado da estação de metro dos Combatentes, na Rua da Alegria, onde mora, "e andar mais um bocadinho a pé". Mas no passado dia 14 de fevereiro não havia outra alternativa. "Na manhã seguinte, quando pego no carro, estava riscado e as trotinetas todas caídas", conta a portuense de 74 anos, associando o estrago aos veículos.
É o filho, António Rocha, que tem tentado resolver o dano. Diz ter contactado a Câmara do Porto e a operadora Bolt mas, até à data, continua sem resposta para o problema. Rita critica a falta de proteção entre os pontos de partilha das trotinetas e os lugares de estacionamento dos carros, acrescentando que aquele local "não tem capacidade" para tantos veículos daquele género.
Questionado pelo JN, o Município do Porto diz conhecer a lotação de cada ponto de partilha "através da plataforma de gestão da autarquia". E salienta "que em cada ponto de partilha, esta informação é reforçada visualmente" pelo número de barras azuis pintadas no pavimento. Em vários pontos, o número de trotinetas estacionadas nos pontos ultrapassa o número de barras azuis, já esbatidas.
A autarquia confirma ter recebido a reclamação, tendo disponibilizado ao munícipe os contactos do operador. António Rocha diz que o contacto telefónico da Bolt indicado destina-se ao reporte de mau estacionamento. Quanto ao endereço de email, "ninguém responde", garante. Está, agora, a preparar uma participação de responsabilidade civil à operadora.
Seguro em dia
A operadora Bolt diz ter lançado, no final de 2021, em parceria com uma seguradora, "os seus seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil". "Provado o dano através do cumprimento de todos os requerimentos pela seguradora, é assegurada essa responsabilidade", garante.
"Os danos causados pelas trotinetas são da total responsabilidade do operador", assegura o Município.