A programação do segundo trimestre do Teatro Aveirense arranca amanhã, segunda-feira, dia em que começa também o segundo conteúdo temático de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura: Cultura e Democracia.
Corpo do artigo
No mês em que se celebram os 50 anos do 25 de abril, valores como a liberdade, a igualdade, o diálogo e a participação cívica são o mote para um programa que inclui música, teatro e até um festival que junta a arte, a política e o pensamento
New Deal of Arts and Democracy é o festival realizado em parceria com o Sarajevo Fest. Segundo José Pina, diretor do Aveirense, “é um encontro anual para refletir sobre o que significa pensar e agir politicamente nos dias de hoje, assim como o papel das artes e da cultura nessa dinâmica”. Decorre entre 14 e 16 de junho.
Antes disso, dias 22 e 23 de abril, há a 17ª Festa do Cinema Italiano e as peças Fado Alexandrinho (9 de maio), do Teatro Nacional São João, e Quis Saber Quem Sou (25 de maio), do Teatro Nacional D.Maria II.
A música é outra das apostas do trimestre, estando agendado um concerto da tour acústica de Moonspell, a 14 de abril, e outro de Pedro Mafama, a 31 de maio. A 19 de maio, sobe a palco “Made in Aveiro”, com Cantar Zeca Afonso, uma encomenda da capital da cultura à Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.
A Bienal de Música Eletroacústica – Aveiro Síntese 2024, por seu turno, acontece entre 4 de maio e 9 de junho, e a Banda da Armada atua a 9 de maio, integrada no Dia da Marinha.