Foi inaugurado há 40 anos, mas só esteve a aberto 15. O centro comercial Dallas, na Avenida da Boavista, no Porto, está fechado desde 1999 e 25 anos depois continua sem solução à vista.
Corpo do artigo
Foi precisamente há 40 anos, a 8 de dezembro de 1984, que o Dallas abriu portas na Avenida da Boavista, no Porto, sendo um dos primeiros centros comerciais da cidade, disponibilizando uma área de 15 mil m2 e 500 lojas. Mas o fascínio inicial depressa se esgotou. O shopping só esteve aberto 15 anos e desde 1999 que está encerrado. Quem mora e trabalha naquela zona lamenta a situação, mas não gostaria de ver renascer ali um centro comercial. De escritórios, a serviços, passando por um hotel e até um albergue para sem-abrigo, as hipóteses apontadas são muitas. Mas todas esbarram na indefinição que envolve um empreendimento que foi erguido de forma ilegal e encerrado por falta de condições de segurança.
No complexo, ao lado de uma agência bancária, ainda funcionam cerca de duas dezenas de escritórios, distribuídos do 1º ao 7º andar, de vários ramos de atividade, como advocacia, empresas de marketing e consultadoria imobiliária, um gabinete de psicologia, um relojoeiro e até um para fazer unhas.