"Afonso | Miguel | Abraço | Avô Manel". Esta é a frase pintada em paragens de autocarro, árvores e paredes ao longo das estradas nacionais 103 e 204, em Barcelos, por José Manuel Dias que, por desavenças familiares, já não contacta com os netos há seis anos.
Corpo do artigo
José Manuel Dias começou por usar as redes sociais para exprimir as saudades dos netos, emigrados na Suíça. Nos aniversários das crianças ou no Dia dos Avós - "as lágrimas rolam nos cantos dos olhos e o coração sofre em silêncio", escreveu nesse dia - ou até no seu próprio aniversário, o "avô Manel" faz sempre questão de lembrar os filhos do seu descendente.
Amante do clube da terra, começou a levar um cartaz para todos os jogos do Gil Vicente com a mesma mensagem, para além de uma camisola personalizada com o nome dos gémeos Afonso e Miguel, agora com 11 anos. "Eles foram comigo a um jogo quando tinham três anos, mas ainda eram muito pequenos e, se calhar, não devem ter recordações disso", conta ao JN.
"Ao levar o cartaz e a camisola com o nome deles, sinto que eles estão ao meu lado", prossegue, acrescentando: "No aniversário deles, enviei camisolas do Gil Vicente e do Benfica, mas esta última devolveram. Parece que agora viraram para o F. C. Porto".
regresso à suíça
Este ano, José Manuel Dias, sabendo a altura em que o filho, com quem está desavindo, viria passar férias a Portugal, decidiu deixar mensagens para os netos em locais públicos. Pintou frases em árvores e numa paragem de autocarros na estrada que liga Barcelos a Viana de Castelo e outras na via que faz a ligação a Ponte de Lima.
"Eles já voltaram para a Suíça, mas acredito que tenham visto as mensagens e sabem que, apesar de estarem longe, o avô não se esquece e tem saudades deles", salienta, emocionado.
José Manuel Dias esteve com os netos, pela última vez, em novembro de 2016. Desde então, já se cruzou algumas vezes com eles, mas não falou para "não criar atritos" com os pais. Ainda assim, não perde a esperança de "voltar a abraçar" Afonso e Miguel.