Operários continuam à porta da empresa de calçado Helsar, em S. João da Madeira, que está insolvente.
Corpo do artigo
Um dia depois de terem sido informados da insolvência da empresa e deixados à sua sorte, sem receber sequer os documentos necessários para conseguirem aceder ao subsídio de desemprego, os trabalhadores da fábrica de calçado Helsar, em São João da Madeira, ainda tiveram um pedido para acabar uma encomenda pendente, relativa a uns sapatos de noiva.
11601042
Os 57 trabalhadores continuam à porta da empresa, aguardando que lhes seja comunicado o desenrolar do processo de insolvência e entregue a documentação para terem acesso ao subsídio de desemprego.
Ao JN, os trabalhadores afirmaram que o pedido para concluir a encomenda dos sapatos de noiva foi feita por alguém ligado à administração. Após reunirem, os funcionários decidiram não terminar a referida encomenda. Mas comunicaram que poderiam mudar de posição, se lhes fossem entregues os desejados documentos para o subsídio de desemprego. A situação é dramática, porque há casais que perderam o emprego e, assim, o sustento de casa.
"Se nos dessem os papéis que queremos, ainda terminávamos a encomenda dos sapatos de noiva e outras que fosse necessário, mas a pessoa que nos pediu para fazer os sapatos não aceitou", disse um trabalhador.
O JN tentou falar com a administração da fábrica de calçado, mas não se encontrava nas instalações ninguém que a representasse.
À porta da empresa
Os operários vão continuar concentrados junto às instalações da Helsar, que ontem não tinha energia elétrica devido a uma avaria. Os funcionários garantem que vão ali permanecer até que lhes seja garantido o acesso aos apoios do Estado.
A documentação só deverá ser entregue pelo gestor judicial que for nomeado para a empresa, e só depois de concluir se a mesma é, ou não, financeiramente viável. Perante este cenário, Fernanda Moreira, do Sindicato dos Trabalhadores do Calçado, admitiu que, "a correr bem, os trabalhadores só irão receber os subsídios lá para fevereiro".
Luxo
Calçou Jennifer Lopez e Pippa Middleton
Com cerca de 40 anos, a Helsar notabilizou-se por produzir calçado de luxo, trabalhando para grandes marcas internacionais como Jean-Paul Gaultier, Schumacher, Emmy Shoes ou Jimmy Choo, calçando estrelas como Anastacia, Shakira, Jennifer Lopez ou Jessica Alba. Pippa Middleton usou uns sapatos da Helsar no casamento da irmão Kate com o príncipe William de Inglaterra. Em 2017, a ambição da empresa era entrar no mercado árabe.