O derrame de uma substância química orgânica numa fábrica de material hospitalar no Porto Alto, concelho de Benavente, causou, na manhã desta quinta-feira, ferimentos leves em 14 trabalhadores da unidade.
Corpo do artigo
Fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém adiantou ao JN que o acidente ocorreu pouco antes das 9.30 na fábrica PMH, localizada na zona industrial de Porto Alto.
Segundo a mesma fonte, a substância que foi derramada tem o nome de Metiletilcetona, um composto químico, que causou reações nos operários que estavam a trabalhar por perto, ainda que a quantidade derramada tenha sido muito pequena: cerca de 250 mililitros.
Das 14 pessoas afetadas, sete foram transportadas, por precaução ao Hospital de Vila Franca de Xira e as restantes receberam assistência no local. Estas apresentavam sobretudo queixas ao nível do globo ocular e vias respiratórias.
No local estiveram bombeiros de várias corporações além de viaturas do INEM e o próprio helicóptero para o caso de ser preciso evacuar vítimas em estado mais grave, o que não se veio a verificar.
Ao meio-dia, segundo o CDOS, a fábrica já se encontrava a laborar normalmente.
Uma das quatro trabalhadoras que foram assistidas no hospital já regressou à fabrica e retomou a laboração normal.
Na sala onde ocorreu o derrame, estavam a trabalhar 80 pessoas, todas do sexo feminino.