18 patos com poucos dias de vida e cerca de 20 ovos em incubação desapareceram de um lago da freguesia de S. Roque, em Oliveira de Azeméis. O presidente da Junta de Freguesia suspeita que os animais foram roubados.
Corpo do artigo
"É lamentável isto acontecer", desabafa, ao JN, Vítor Andrade, presidente da junta de freguesia. "Não queremos acusar ninguém, porque não temos certezas de nada, mas é muito duvidosa a forma como eles desaparecem", adiantou.
O autarca explica que, há cerca de um mês, nasceram no lago do "Parque Intergerações" 20 novos patos que, diz Vítor Andrade, eram um autêntico chamariz de pessoas, com visitantes diários, principalmente as crianças, "curiosos e interessados em ver os patinhos pequeninos, que eram a grande atracão".
Adianta que um dos 20 patos terá morrido à nascença. Depois, há pouco mais de uma semana, "numa noite, desapareceram nove patos. Cerca de uma semana mais tarde, noutra noite, desapareceram mais nove patos, restando apenas um", precisou.
"Lamentavelmente, sem qualquer indício de ataque animal, no espaço de dias, 18 patinhos desapareceram", referiu.
Na madrugada da passada sexta-feira, "desapareceram ainda cerca de 20 ovos que se encontravam no choco". "Lamento o sucedido e deixo o apelo à comunidade para respeitar e preservar a natureza".
O lago, de acesso livre à população, tem ainda vários patos adultos que vieram do Parque La Salette e de munícipes que pediram à junta para ali os deixarem.