O rio Mau, na Reguenga, em Santo Tirso, tem sido afetado por descargas poluentes que o inundam com espuma branca. A situação ocorreu no sábado e nesta terça-feira e foi denunciada à GNR.
Corpo do artigo
O cenário que levou um grupo de moradores da Reguenga, em Santo Tirso, a criar, no final de 2020, o “Movimento contra a poluição do rio Mau” voltou a repetir-se no passado fim de semana, com descargas poluentes que inundaram aquela linha de água com espuma branca, uma situação que tornou a verificar-se nesta terça-feira.
A ocorrência foi denunciada à GNR ao final da tarde de sábado, altura em que populares detetaram uma descarga no rio Mau, que desagua no Leça e cujas águas são usadas para regas. A espuma foi observada na zona da Reguenga, a seguir à fronteira com a Seroa, no concelho de Paços de Ferreira. “Ontem [terça-feira], por volta das 11 horas, voltou a repetir-se”, disse ao JN Paulo Leal, ex-autarca da Reguenga e um dos criadores do movimento, que mora na rede social Facebook. “Havia locais em que a espuma branca tinha entre 70 centímetros e um metro de altura”, descreve outra testemunha.
“A questão é que, ao longo do percurso, este rio passa por entre casas, na Reguenga, numa zona de consortes onde a água é usada regularmente pelas pessoas, para regar os terrenos. Há a preocupação pela poluição do rio e uma preocupação maior por causa da rega dos cultivos”, alerta o antigo presidente da Junta da Reguenga.