
Arquivo
Dos 11 quilómetros apenas 600 metros são visitáveis
Mergulhadores da Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE) voltaram, este mês, às Grutas de Mira de Aire, em Porto de Mós, para mais uma expedição, que culminou com a descoberta de uma nova galeria e permitiu acrescentar cerca de 250 metros ao sistema conhecido até agora.
Corpo do artigo
Ricardo Constantino, mergulhador da SPE, revela ao JN que, com este avanço, foi possível encontrar a ligação entre as grutas de Moinhos Velhos, o nome original das Grutas de Mira de Aire, e da Contenda, que juntamente com a da Pena formam um grande sistema de galerias com mais de 11 quilómetros.
Segundo o mergulhador, sabia-se, por "traçagens químicas", que essa ligação existia, pelo que, desde 2009, as sucessivas expedições subaquáticas procuraram descobri-la. "Conseguimos, finalmente,fazer a ligação entre Moinhos Velhos e a Contenda", diz, entusiasmado, Ricardo Constantino, revelando que a presente expedição trouxe outra descoberta "surpreendente": um caderno e uma tabela de mergulho perdidos por colegas da SPE nos anos 90.
