Mergulhadores da Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE) voltaram, este mês, às Grutas de Mira de Aire, em Porto de Mós, para mais uma expedição, que culminou com a descoberta de uma nova galeria e permitiu acrescentar cerca de 250 metros ao sistema conhecido até agora.
Corpo do artigo
Ricardo Constantino, mergulhador da SPE, revela ao JN que, com este avanço, foi possível encontrar a ligação entre as grutas de Moinhos Velhos, o nome original das Grutas de Mira de Aire, e da Contenda, que juntamente com a da Pena formam um grande sistema de galerias com mais de 11 quilómetros.
Segundo o mergulhador, sabia-se, por "traçagens químicas", que essa ligação existia, pelo que, desde 2009, as sucessivas expedições subaquáticas procuraram descobri-la. "Conseguimos, finalmente,fazer a ligação entre Moinhos Velhos e a Contenda", diz, entusiasmado, Ricardo Constantino, revelando que a presente expedição trouxe outra descoberta "surpreendente": um caderno e uma tabela de mergulho perdidos por colegas da SPE nos anos 90.