Sindicato denuncia "processo ilícito, punível com prisão". Empresa diz que foi "corretíssima". Despedidos 73 trabalhadores de rede de restauração do Porto.
Corpo do artigo
Os 73 trabalhadores despedidos no processo de falência da Tropical Burguer, no Porto, receberam, esta quinta-feira, a carta de despedimento e os modelos de apoios sociais, designadamente para o fundo de desemprego.
O Sindicato de Hotelaria do Norte mantém que o processo é ilícito, "punível com pena de prisão", e apresentou queixa-crime, alegando que não foram observados os procedimentos legais com vista ao despedimento coletivo. Fonte da empresa diz que "é mentira" e que todos os trabalhadores foram formalmente avisados antes do encerramento dos cinco estabelecimentos do grupo de restauração, incluindo o histórico Café Luso.
Por meio interposto ou, na esmagadora maioria, presencialmente, os trabalhadores afetados pela falência da rede de restauração Tropical Burguer deslocaram-se à sede da empresa, em Ermesinde, e levaram os documentos que lhes permitirão recorrer aos apoios sociais.
O momento foi também o da emocionada despedida entre colegas, que partilharam, às vezes rotativamente, os cinco espaços do grupo na cidade, ao longo dos últimos anos. Alguns desde o ano da fundação da empresa, em 2012.
Dez anos foi, então, o que durou o percurso desta empresa, declarada insolvente pelo Tribunal de Comércio de Santo Tirso. A sociedade requereu a insolvência alegando desentendimento entre sócios, recusa de crédito bancário, além razão maior, a de um passivo de 1,57 milhões de euros, julgado incomportável. Credores: Montepio (linha covid), 480 392 euros; Montepio, linha Fundo Europeu de Investimento, 270 383 euros; Millenium (linha covid), 250 000 euros; Segurança Social, 122 588 euros; Autoridade Tributária, 72,00 euros; Fornecedores, 447 364 euros.
Empregos
Fonte do Sindicato da Hotelaria do Norte disse ao JN que foi contactado por dois grupos do ramo para oferta de empregos aos trabalhadores despedidos. As propostas estão em estudo e têm interessados.
Credores
O prazo de reclamação de créditos - incluindo os dos trabalhadores, foi fixado pelo Juízo de Comércio de Santo Tirso em 30 dias após a sentença da declaração de insolvência, datada de 13 deste mês.
Café Luso
Entre os estabelecimentos encerrados pela Tropical Burguer está um dos espaços mais icónicos do Porto. Fundado em 1935 e originalmente batizado Luso-Africano, o Café Luso foi sede da campanha de Humberto Delgado, nas eleições presidenciais de 1958, que o general disputou contra Américo Tomás.