
"Desfado" é o tema que dá nome ao quinto álbum de originais de Ana Moura e o mais aguardado no espetáculo de logo à noite na Feira de S. Mateus, em Viseu. O concerto terá cerca de 90 minutos, com a fadista a apresentar essencialmente temas do multiplatinado álbum "Desfado", piscando o olho aos viras minhotos e à música tradicional portuguesa.
Entre o público vai estar o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, que espera um "belo espetáculo", "com muito público". "Ana Moura é uma das vozes maiores do fado de hoje: ouvi-la enche a alma. É uma intérprete que não rejeitou inovar num território sensível", considerou.
Ao JN, o autarca de Viseu confidenciou que o tema que prefere na voz de Ana Moura é o "Desfado". "É irresistível, tem um registo dançante e uma pitada afro", revelou.
Também o líder da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, José Morgado, garante que não se cansa de ouvir a música "Desfado", que é de longe a sua preferida. "Aprecio imenso os temas desta jovem fadista. Veio trazer uma lufada de ar fresco ao nosso fado", sustentou.
Para o diretor do Museu Grão Vasco, Agostinho Ribeiro, "Desfado" é sem dúvida a interpretação referencial de Ana Moura, que já ouviu em diferentes ocasiões. "Tenho por ela grande admiração. Aprecio a sua voz e postura em palco", referiu.
O diretor da ACERT, José Rui Martins, assume-se como um colecionador de discos da fadista e elege como melhor trabalho o seu último "casamento" com António Zambujo.
Mas, se a maioria está à espera de ouvir o último trabalho de Ana Moura, outros gostavam de a ouvir interpretar "Rumo ao Sul". "É o meu tema preferido e gostava de o ouvir no espetáculo da Feira", diz o treinador do Académico de Viseu, Alex Costa.
