Milhares de pessoas assistiram, este domingo, ao desfile do Carnaval infantil de Ovar. Cerca de 1300 crianças, de 24 escolas e instituições, fizeram a festa na qual marcaram presença os campeões nacionais de basquetebol.
Corpo do artigo
Numa tarde bem solarenga, milhares de pessoas aceitaram o convite para sair de casa e foram assistir ao desfile de Carnaval infantil de Ovar. Pelas ruas do centro da cidade, cerca de 1300 crianças mascaradas a preceito, divertiram-se à grande e até tiveram direito a privar com vários jogadores da Ovarense Basquetebol, os actuais campeões nacionais.
Nuno Manarte e companhia juntaram-se às cerca de 300 crianças, com idades entre os três e os cinco anos, de todos os jardins-de-infância da rede pública que, desta vez, se mascararam exclusivamente de basquetebolistas e de "cheerleaders", e ajudaram-nos a encestar em postes móveis ao longo de todo o desfile.
"Nem hesitamos. Aceitamos logo o convite", explicou Nuno Manarte, capitão da Ovarense. "Estamos aqui pelas crianças, mas também por nós. É um momento divertido para todos", continuou.
Como não podia deixar de ser, a festa foi também feita pelos muitos pais que há cerca de um mês começaram a trabalhar nos fatos dos filhos. Uma tarefa particularmente difícil, sobretudo quando há que apertar os cordões à bolsa.
"Foi complicado gerir a situação já que só tínhamos 9,5 euros para gastar com cada um dos fatos de 50 crianças. Tivemos de usar materiais baratos, como sacos de plástico, papel, fitas de Natal e até fatos de pintor", contou Marília Assunção, da Associação de Pais da Escola São Donato. "A nossa ideia foi comemorar os 40 anos da chegada do homem à lua. As meninas estão vestidas de céu estrelado e os meninos de astronautas. Eles estão a adorar e isso é que interessa", concluiu.
"Muitos que compõem os actuais grupos desfilaram aqui mesmo, há 30, 20, 10 anos. É por isso que não me canso de dizer que este desfile é a sementeira do nosso Carnaval", concluiu o presidente da Fundação do Carnaval de Ovar, José Américo.