Os elétricos históricos da STCP vão desfilar pela marginal do Porto, no sábado, 4 de maio, entre as 15 e as 18 horas. Serão 15 os veículos da coleção a integrar o desfile. Vão circular entre o Jardim do Passeio Alegre e o Infante, com paragem no Museu do Carro Eléctrico, local da partida e onde haverá música.
Corpo do artigo
No exterior do edifício, pelas 15 horas, e de modo a celebrar o início do desfile, haverá música da Batucada Musical e momentos teatralizados protagonizados pelos atores residentes do museu.
Partindo do Museu do Carro Eléctrico às 15.30 horas, o desfile dos elétricos históricos vai seguir em direção ao Passeio Alegre, onde deverá chegar pelas 16.15 horas, com posterior regresso ao museu pelas 17 horas, para depois iniciar viagem a caminho do Infante, onde deverá chegar pelas 17.30 horas com retorno pelas 18 horas.
A STCP e o Museu do Carro Eléctrico organizam, anualmente, o Desfile de Carros Elétricos, criando uma oportunidade única de partilha do acervo com a população da cidade e os seus visitantes.
Através da compra de bilhete único, o público pode embarcar numa viagem ímpar panorâmica numa das 15 viaturas históricas que fazem parte da coleção, designadamente os carros de "risca ao meio", carros de trabalho e atrelados.
Além do desfile, durante a tarde, o Museu do Carro Eléctrico estará de portas abertas e com acesso gratuito, oferecendo ao público a possibilidade de participar num programa alargado que inclui atuações de música, dança e teatro, assim como workshop e oficina para a família, além de visitas orientadas aos recantos do museu que, no início do século XX, acolheu a antiga Central Termoelétrica de Massarelos.
Os bilhetes estarão à venda no museu de 30 de abril até 3 de maio, entre as 10 e as 18 horas. No dia da iniciativa, 4 de maio, haverá bilhetes à venda partir das 14.30 horas. O bilhete de adulto custa oito euros, enquanto que o menor de 18 anos e o sénior terá o preço de cinco euros.
A STCP salvaguarda que o acesso aos elétricos está condicionado pela capacidade de cada veículo, assim como o acesso aos lugares sentados.