Várias peças decoradas com bordado da Lixa podem ser vistas, neste fim de semana, no salão do ateliê da Casa Real Bordados, em Aião, Felgueiras. Os motivos, que vão desde o Natal à Natureza, foram desenhados por Felisberto Carvalho, que no Porto está à frente da centenária Casa dos Linhos.
Corpo do artigo
Entre as peças expostas na mostra de “bordados contemporâneos” está uma toalha de linho com cinco metros de comprimento e 260 rosas bordadas em linha de seda com fio de ouro que “demorou à volta de dois anos a bordar”, revela o designer e proprietário da Real Bordados, que durante a tarde deste domingo tem também expostos “painéis, jogos de banho e brasões exclusivos ligados à cultura portuguesa”.
“No salão vão estar bordadeiras, a bordar e a interagir com os visitantes”, indica Felisberto Carvalho, referindo que a toalha com as rosas - a única peça que não estará à venda - “é imponente”, mas há outras peças que se destacam, como o painel que batizou de “Mãe Natureza”, com “as quatro estações do ano, e que pode ser adaptado a uma parede ou cabeceira de cama”, a “toalha da pesca e da caça, que foi lançada agora”, ou “o painel e toalha com o presépio de Natal”.
“O bordado da Lixa, ou de Terras do Sousa, é único e tem 220 pontos catalogados e registados”, lembra o designer.