
Foto: Fernando Pires
Registou-se, esta manhã, um deslizamento de terras próximo da ponte de Avantos (Mirandela), que atirou para cima do troço da ecopista daquele concelho uma enorme quantidade de terra e pedras, impossibilitando a circulação na ciclovia, confirmou, ao JN, o coordenador Municipal de Proteção Civil. O incidente não causou vítimas.
"O deslizamento ocorreu cerca das 10 horas. Já colocamos fitas no local para definir um perímetro de segurança e está impedida a circulação na ciclovia entre Vilar de Ledra e o Romeu", adianta João Vinhais.
A ecopista liga as aldeias de Carvalhais e Romeu, no concelho de Mirandela, reaproveitando e valorizando um dos troços da antiga linha ferroviária de ligação entre Mirandela e Macedo de Cavaleiros, que foi desativada em 1991. A obra foi inaugurada em agosto de 2024.
Empreitada previu um investimento de 900 mil euros do Município de Mirandela, comparticipado em 400 mil pelo Turismo de Portugal, na regularização de cerca de 13 quilómetros do leito do canal ferroviário e pavimentação, estabilização de taludes, instalação de guardas e sinalética.
O local pertence ao troço do concelho de Mirandela da Ecopista do Tua, um projeto intermunicipal inédito que agrega os municípios de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança para aproveitar o corredor ferroviário para uma reabilitação de estações e apeadeiros numa extensão total de 70 quilómetros.
