<p>O despiste de um autocarro de passageiros nas Furnas, na ilha de S. Miguel, Açores, provocou "10 feridos ligeiros e seis com maior gravidade, mas que não correm risco de vida", revelou fonte dos bombeiros.</p>
Corpo do artigo
O comandante Pedro Miranda adiantou, à agência Lusa, que dos "19 passageiros do autocarro, 16 foram transportados pelos Bombeiros para o Centro de Saúde da Povoação".
"Dez apresentavam ferimentos ligeiros e seis com ferimentos que inspiravam mais algum cuidado, mas que não correm risco de vida", acrescentou o comandante dos Bombeiros Voluntários da Povoação.
Por sua vez, o director do Centro de Saúde daquela freguesia, Jorge Oliveira, disse à Lusa que "os feridos ligeiros apresentavam escoriações e seis tinham traumatismos do tórax e das pernas", daí a razão da sua transferência para o hospital de Ponta Delgada, onde foram observados por especialistas e realizaram exames complementares.
O acidente com o autocarro, cujas causas ainda estão por apurar, aconteceu ao início da tarde de ontem, na estrada regional junto à Lagoa das Furnas.
A bordo do autocarro seguiam confrades da Confraria Gastronómica dos Açores e confrades do exterior, que seguiam em visita turística ao local, onde iam provar o tradicional cozido das Furnas. O grupo iria cumprir o tradicional ritual da degustação do prato ex líbris da ilha de S. Miguel, junto às margens da própria lagoa.
As autoridades que acorreram ao local submeteram o condutor do autocarro acidentado ao teste de alcoolémia, mas, segundo foi possível apurar, este deu negativo. De acordo com a mesma fonte, o piso escorregadio deverá estar na origem da manobra que levou o autocarro a despistar-se.