<p>Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência de vários acidentes de viação, durante o dia de ontem, nas estradas do Centro e Sul do país. O mais grave ocorreu em Alpiarça, onde um casal de idosos faleceu na sequência de um despiste.</p>
Corpo do artigo
A morte dos dois idosos, em Alpiarça, e a de um homem de 52 anos, em Coina (ver texto abaixo), foram os casos mais graves num dia particularmente trágico nas estradas do Centro e Sul.
O alerta para os bombeiros foi dado por volta das 8.40 horas e dava conta de um despiste na EN118, que liga Alpiarça à Chamusca, perto da zona industrial. O embate de um automóvel (Opel Corsa) contra um pinheiro fazia antever um cenário trágico, aquele que foi encontrado pelos voluntários. Manuel Ferreira, o condutor, terá tido morte imediata. A seu lado seguia a sua mulher, Maria de Jesus, que "ainda tinha sinais vitais" quando foi socorrida, explicou fonte dos bombeiros.
As manobras de reanimação foram realizadas durante algum tempo pelos elementos da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação). Para o local foi também chamado um helicóptero do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) para que a evacuação fosse feita de forma mais rápida. Mas, Maria de Jesus acabaria por sucumbir no local.
As vítimas, com mais de 70 anos e que residiam em Vale Cavalos, Chamusca, foram levadas para o Gabinete Médico Legal para serem autopsiados. O acidente, que ocorreu numa recta que antecede uma curva, obrigou ao corte total da EN118. O Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação, do Destacamento da GNR de Santarém, tomou conta da ocorrência. A possibilidade do condutor ter sido acometido de doença súbita ou excesso de velocidade são possibilidades em aberto na investigação, disse fonte da Guarda.
Três feridos no IP2
Já da parte da tarde, no Itinerário Principal (IP) 2, perto de Portel, o despiste de uma ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa provocou três feridos, dois deles em estado grave, disseram fontes dos bombeiros e da GNR.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora adiantou que o acidente ocorreu cerca das 13.45 horas "a quatro ou cinco quilómetros de Portel".
Segundo a mesma fonte, os dois feridos graves, que foram transportados para o Hospital de Évora, são os doentes que seguiam na ambulância de Castro Verde. Já o condutor da viatura sofreu apenas escoriações ligeiras.
O acidente obrigou ao corte do IP2, ao quilómetro 298, no sentido Beja-Évora, durante "pouco mais de uma hora", segundo fonte do Destacamento de Trânsito da GNR. As operações de socorro mobilizaram 13 elementos dos Bombeiros de Portel, apoiados por cinco veículos e pela VMER.