<p>O desrespeito pelo sinal de paragem num cruzamento esteve na origem de um aparatoso acidente que causou um morto e um ferido ligeiro, ontem, no sítio de Vale Formoso, em Almancil, no concelho de Loulé. A vítima mortal é o condutor do veículo que, alegadamente, causou o sinistro.</p>
Corpo do artigo
António Guerreiro, de 68 anos, natural de Quarteira, seguia sozinho ao volante de um ligeiro de mercadorias na estrada Nacional 521-2. Por volta das 9.30 horas, ao chegar ao cruzamento com a estrada que liga Vale Formoso a Loulé, não respeitou o sinal de stop e prosseguiu a marcha. De um dos lados surgiu um veículo ligeiro de passageiros conduzido por uma mulher de nacionalidade holandesa, com cerca de 50 anos. Esta não conseguiu evitar o embate. Após a colisão, o carro de António Guerreiro entrou em despiste, deu várias voltas na estrada até ser apanhado por um pesado de mercadorias, com o qual também colidiu. O veículo só parou depois de embater no muro de uma casa.
António Guerreiro, reformado, teve morte imediata. A mulher holandesa sofreu ferimentos ligeiros e foi transportada para o Hospital Central de Faro de onde teve alta pouco tempo depois. O condutor do camião escapou ileso.
Vários moradores garantem que a zona é perigosa, mas apontam o dedos aos automobilistas. "Conduzem em excesso de velocidade, apesar de haver várias curvas apertadas", critica Joaquim Serra, que já assistiu a muitos acidentes no local. A investigação está agora a cargo dos militares da GNR de Faro.