
Foto: GNR
O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR detetou uma descarga ilegal de águas residuais industriais no concelho do Bombarral, no distrito de Leiria.
Após uma denúncia, os militares do SEPNA deslocaram-se ao local, onde "confirmaram a descarga de águas residuais industriais na linha de água do Rio do Corga, afluente do Rio Real, inserido na Bacia Hidrográfica da Lagoa de Óbidos, provenientes de uma indústria de produção de vinhos (destilaria), sem qualquer mecanismo que assegurasse a sua depuração", explicou a GNR.
Os militares vieram a apurar que a situação se deveu a uma avaria na bomba da Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais da destilaria.
A GNR identificou a indústria de produção de vinhos, tendo levantado uma contraordenação ambiental por rejeição de águas residuais industriais diretamente para uma linha de água, sem o devido tratamento.
O processo foi remetido à Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste (ARHT). A infração é punível com uma coima que pode atingir o valor máximo de 144 mil euros.
