Furacão deve atingir o arquipélago com maior intensidade esta manhã e todos os dispositivos de segurança foram reforçados. Escolas e creches não abrem
Corpo do artigo
Os serviços e organismos públicos de sete ilhas do arquipélago dos Açores receberam ordem de encerramento devido à passagem do furacão Lorenzo, prevista para hoje. O despacho de Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, "não abrange os serviços considerados urgentes e essenciais, nomeadamente hospitais, centros de saúde e serviços de proteção civil".
11358769
O período mais crítico do furacão estava previsto para a madrugada e manhã de hoje, mas o "Lorenzo" estava a perder intensidade, à hora do fecho desta edição. Ao final da tarde de ontem ainda era considerado de categoria 2 na escala de Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5, sendo 5 o nível mais intenso. Contudo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, "o centro do furacão deverá passar com categoria 1" se todas as previsões se mantiverem.
11358988
11355454
Sete ilhas
As sete ilhas que compõem os grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) são as que se prevê que sejam mais afetadas, o que determinou o encerramento de serviços da administração pública, como escolas e creches, bem como a dispensa de serviço de todos os funcionários públicos que sejam bombeiros voluntários.
O vento forte, a chuva e a agitação marítima preveem-se mais fortes no grupo Ocidental, com rajadas de vento de cerca de 200 quilómetros por hora, com a prevalência de ondas entre 10 e 15 metros de altura, com possibilidade de chegar aos 25. No grupo Central, a intensidade prevista é ligeiramente menor, com vento até 160 quilómetros por hora e ondas entre os nove e os 12 metros.
Meios reforçados
Todas as precauções estão a ser tomadas. A autoridade marítima determinou o encerramento dos portos desde as 22 horas de ontem e os meios militares estão em "alerta vermelho entre a meia-noite e as 16 horas" de hoje, informou o Comando Operacional dos Açores, em comunicado. Para além disso, o navio Setúbal foi posicionado na ilha Terceira para dar uma resposta mais rápida a uma emergência e a base aérea n.º 4 foi reforçada.
O Governo Regional dos Açores vai ter elementos do Executivo em todas as ilhas do arquipélago, com o presidente Vasco Cordeiro na ilha das Flores. Também António Costa cancelou uma visita de campanha eleitoral agendada para hoje à tarde na Nazaré, para acompanhar a passagem do furacão, enquanto primeiro-ministro.