Promover a Lousã através da sua identidade, sabores, tradições e património é o objetivo da 18º edição do festival Sabores de Outono, que decorre entre esta sexta-feira e dia 26. A iniciativa está integrada nas comemorações dos 20 anos de festivais gastronómicos da Lousã, que têm sido uma aposta do município.
Corpo do artigo
Nesta edição participam 20 restaurantes, que apresentam ementas baseadas em produtos locais e ingredientes sazonais, como "castanha, abóbora, cogumelos, enchidos, chanfana e vinhos de Foz de Arouce", explica Henriqueta Oliveira, vice-presidente da Câmara. Produtos como o mel DOP Serra da Lousã e Licor Beirão têm sido incorporados em novas criações gastronómicas, com restaurantes e pastelarias a reinventarem receitas e a propor combinações originais.
Além da oferta gastronómica, o festival inclui atividades complementares para atrair visitantes. Entre elas estão três exposições: "Ubuntu", de Solange Costa, que pode ser visitada até dia 31; "Serviço Nacional de Saúde - A Conquista de um Direito 1974-1979", aberta também até dia 31; e "Não há Pensamento onde não há Liberdade", para ver até 15 de novembro.
O programa integra ainda a 15.ª edição do Festival de Marionetas, entre o próximo domingo e o sábado seguinte, dia 25, e duas formações de confeção de alimentos: compota de abóbora e broa doce.
Para Henriqueta Oliveira, aliar gastronomia e produção cultural é uma estratégia para enriquecer a experiência dos visitantes. A vice-presidente destaca que, nesta altura, os alojamentos estão quase cheios, o que tem impacto positivo na economia local. "Quando as pessoas procuram este tipo de experiências dormem connosco, consomem no comércio local, fazem caminhadas, visitam aldeias, estão naturalmente a contribuir para o tecido económico da região", afirma.
O festival é considerado uma "aposta ganha e em crescimento", tendo melhorado a sua qualidade de edição para edição, salienta Henriqueta Oliveira. A autarquia aponta que cerca de 10 mil comensais participam anualmente no certame, 80% vindos de fora da Lousã, evidenciando o "impacto" da iniciativa.
Henriqueta Oliveira convida todos os visitantes a aproveitarem a época amena para realizarem uma experiência "completa" na Lousã, através de caminhadas na serra, estadia no alojamento local, um espetáculo no teatro e a descoberta de produtos e tradições locais.