O Hospital Padre Américo, em Penafiel, que pertence ao Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS), já reencaminhou dez doentes infetados com covid-19 para o Hospital Escola Fernando Pessoa, em Gondomar.
Corpo do artigo
Segundo fonte hospitalar, o contacto para a transferência de doentes foi inicialmente estabelecido entre o CHTS e a Universidade, tendo sido posteriormente alargado com intervenção da tutela, por via da Administração Regional de Saúde do Norte.
Já no fim de semana, Carlos Alberto Silva, presidente do Conselho de Administração do CHTS tinha afirmado que não tem havido disponibilidade dos privados para receber doentes covid-19 e que o único hospital que recebeu doentes fora do SNS foi o hospital da Universidade Fernando Pessoa.
Recorde-se que Marta Temido admitiu encaminhar para o setor privado os doentes não covid que viram as suas consultas, exames ou cirurgias no Serviço Nacional de Saúde (SNS) serem desmarcados devido à evolução da pandemia.
Esta decisão foi anunciada no mesmo dia em que Marta Temido deu conta de que hoje, dia 28 de outubro, se prevê que estejam internados em enfermaria 2634 doentes com covid-19 e 44 em cuidados intensivos, ultrapassando-se o número de doentes internados em Cuidados Intensivos da primeira vaga.
Esta terça-feira, o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar, confirmou a disponibilidade dos hospitais privados em dar resposta à pandemia da covid-19 e a outras doenças e deu nota de que tanto a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte como a ARS de Lisboa e Vale do Tejo já tinham pedido o levantamento da capacidade destas unidades privadas para ajudar o SNS no combate à covid-19.