Dez mil painéis fotovoltaicos vão fornecer energia limpa a empresas de Melgaço
Uma nova comunidade energética empresarial vai nascer no concelho de Melgaço, com a criação de um parque fotovoltaico com cerca de seis hectares e 10 mil painéis instalados.
Corpo do artigo
O projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no montante de 13 milhões de euros, foi um dos três aprovados na região Norte, juntamente com Vila Real e Chaves. A sua instalação no terreno, na freguesia de Penso, deverá ficar concluída no final do primeiro semestre de 2025. A consignação da obra foi assinalada esta terça-feira ao final da manhã, num acto público, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.
“Este projeto, a concretizar entre o segundo e o terceiro trimestre de 2025, permite-nos estar na frente, na questão energética, porque vamos, com a consignação de hoje, começar de imediato a construção de um parque fotovoltaico de seis hectares, que produzirá em pico 5.5 MW de energia”, declarou o presidente da câmara de Melgaço, Manoel Batista, descrevendo que “ao lado, da zona de produção, será instalado um parque de armazenamento dessa energia, para distribuir para as empresas instaladas ou que venham a instalar-se nos nossos parques industriais”.