O dia 4 de julho, dia da cidade de Coimbra, vai ser marcado por um concerto de artistas locais, que irão interpretar temas de outros músicos com ligação à cidade. Nena, Carminho, Paulo Gonzo e Bárbara Tinoco também integram o cartaz das festas da cidade.
Corpo do artigo
O concerto de 4 de julho terá em palco Bruno Costa, Cordis, Orquestra Clássica do Centro, Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, António Ataíde, João Farinha e Francisco Costa. Entre as composições tocadas, estarão temas de António Portugal, Artur e Carlos Paredes ou José Afonso.
"Trazer temas da cidade, compostos por artistas locais como António Portugal ou José Afonso é um motivo de orgulho para todos. Temos tido muito cuidado na preparação deste concerto, que será único", aponta o músico Bruno Costa.
Dois dias depois, haverá mais um espetáculo a juntar músicos da cidade. "Coimbra Cidade de Canções e Emoções" junta André Sardet, José Rebola e Pedro Ferreira (ambos dos Anaquim), João Paulo Vaz e Tiago Nogueira.
Os concertos das festas da cidade abrem a 30 de junho com Nena, seguindo-se Carminho a 1 de julho. Seguem-se os também conimbricenses Pensão Flor (2 de julho) e Paulo Gonzo (3 de julho). A 5 de julho sobem ao palco os Help!, banda de tributo aos Beatles. Bárbara Tinoco (7 de julho) e Fingertips (8 de julho) completam o cartaz.
Todos os concertos se vão realizar no Jardim da Sereia, junto à Praça da República, com entrada livre.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, o orçamento é de 200 mil euros, menos 40 mil do que em 2022 e menos 90 mil do que em 2021.
"Estamos a prosseguir a nossa estratégia, procurando fazer mais e melhor com menos", entende o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.