O INATEL promove, esta noite, no Porto, uma conferência que se propõe explorar o impacto da Cultura na integração das comunidades imigrantes em Portugal. A ministra Ana Catarina Mendes será uma das oradoras.
Corpo do artigo
O arranque da sessão, intitulada "Cultura e integração: diálogos para um futuro inclusivo", está marcado para as 21 horas, nas instalações do INATEL Porto (Rua do Bonjardim, 501) e, para além da ministra Adjunta (que tem a tutela da nova Agência para a Integração, Migrações e Asilo), contará com as intervenções de Jorge Sobrado, que se focará na importância dos espaços culturais na inclusão social e integração comunitária, e de Francisco Madelino, presidente do INATEL, que abordará o tema da promoção da inclusão social através de programas culturais e de lazer.
Depois de uma apresentação individual de cada um dos oradores, segue-se uma mesa redonda e uma sessão de perguntas e respostas em que o público poderá participar. A conferência é aberta a todos, mas dirige-se em particular a profissionais, académicos, estudantes e todos os o interessados nas intersecções entre cultura, sociedade e políticas de integração.
Entre os objetivos da conferência estão a promoção e compreensão do papel da cultura na integração de imigrantes, explorar as sinergias entre políticas governamentais de integração de imigrantes e iniciativas culturais públicas e provadas, inspirar ações futuras para uma sociedade mais inclusiva, ou explorar ideias para novas parcerias e projetos.