Corpo do artigo
A história autárquica dá vantagem ao PSD no concelho de Chaves. Desde 1976, o PS só interrompeu o domínio laranja na Câmara em três mandatos seguidos, entre 1989 e 2001, e depois em 2017 com a vitória de Nuno Vaz. Ou seja, em 12 autárquicas, os socialistas ganharam por quatro vezes.
A lista de Nuno Vaz, que se recandidata ao segundo mandato como presidente do município, tem nestas eleições uma prova de fogo. Há quatro anos, o licenciado em Direito de 52 anos roubou o poder ao PSD, com mais de 51% dos votos.
Para o recuperar, os sociais-democratas aliam-se pela primeira vez ao CDS-PP, que tem tido pouca expressão eleitoral no concelho, e apostam num "dinossauro" para recuperar a autarquia perdida em 2017 para o PS. Trata-se de Francisco Tavares, de 65 anos, que presidiu à Câmara de Valpaços entre 1985 e 2013, com uma pausa entre 1999 e 2002 para ocupar um lugar de deputado na Assembleia da República. O engenheiro civil licenciou-se recentemente em Direito.
O médico de 56 anos Manuel Cunha anda, desde 2005, a tentar ser eleito para a Câmara Municipal de Chaves pela CDU. Avança este ano pela quinta vez.
Valdemar Carneiro, de 62 anos, é o candidato pelo Chega à presidência da autarquia flaviense. Formado em Engenharia Mecânica, é empresário na área da hotelaria e de componentes eletrónicos.