Os direitos de autor, conexos e de imagem, no âmbito da produção e distribuição cinematográfica, vão estar em foco na próxima edição dos Encontros de Cinema de Viana, que vão decorrer na cidade que dá nome ao evento de 2 a 14 de maio.
Corpo do artigo
O certame que atinge este ano a sua 24ª edição, dedicado principalmente ao cinema produzido em contexto escolar, incluirá a 11 de maio a realização de um Encontro Luso-Galaico de Cineclubes, que contará com a presença da investigadora Inês Rebanda Coelho, docente em áreas como som, imagem e edição multimédia na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
A especialista abordará questões como a propriedade intelectual e direitos de autor que afetam a produção e distribuição de cinema na Galiza e em Portugal, assim como filmes de domínio público de várias nacionalidades e o enquadramento legal do uso do material relacionado com obras cinematográficas em marketing e publicidade.
Nas duas semanas do evento em Viana do Castelo, que foi apresentado esta terça-feira em conferência de imprensa, serão assinalados os 50 anos da revolução de abril e também os 30 de atividade da associação promotora Ao Norte (1994-2024). Este ano, a iniciativa volta a apostar nas atividades para cineclubes de Portugal e da Galiza, público em geral e sobretudo para escolas, contando "com mais de três mil alunos inscritos, centenas de professores e de mais de 100 escolas do concelho, da região, do país e até do estrangeiro".
Organizados pela Associação Ao Norte, em parceria com a câmara de Viana do Castelo, os Encontros de Cinema incluem na sua programação conferências, mesas-redondas, secções competitivas - com 29 filmes a concurso no festival escolar e 16 numa ação competitiva internacional-, oficinas, exposições e a exibição de filmes.
"Os "Encontros" evoluíram e adaptaram-se ao longo de 24 anos e são agora o único festival, a nível nacional, com um foco na formação para o cinema e na ligação à comunidade educativa", afirmou o diretor executivo dos Encontros de Cinema de Viana (ECVC), Rui Ramos.
O dirigente refere que esta edição acontece "sob a égide dos 30 anos da Ao Norte e dos 50 anos de Abril". Para o Vereador da Cultura da autarquia, Manuel Vitorino, aquele trata-se de "um evento marcante na cidade", pela sua interligação entre "o binómio cultura e educação".
De 6 a 10 de maio, decorrerá também a 13ª Conferência Internacional de Cinema na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.