A Autoridade Nacional de Protecção Civil vai ativar, no sábado, o Plano Operacional Nacional para a Serra da Estrela, para garantir segurança aos visitantes. Um nevão obrigou ao encerramento das estradas do maciço central, esta sexta-feira.
Corpo do artigo
A neve cai com intensidade na Serra da Estrela, desde as 5.30 horas desta sexta-feira, e as estradas do maciço central foram encerradas pelas 6.00 horas.
Neste sentido, a Autoridade Nacional de Protecção Civil vai ativar, no sábado, o Plano Operacional Nacional para a Serra da Estrela, para garantir segurança aos visitantes.
O plano tem como objetivo "estabelecer procedimentos e articulação entre os diversos agentes da proteção civil que intervêm na Serra da Estrela", explicou à agência Lusa António Fonseca, comandante operacional distrital da Guarda.
Garantir o socorro e a assistência das pessoas que visitam a serra, tanto em termos de evacuação em ambulância, como em termos de resgate, busca e salvamento, e regularizar o trânsito, são outros dos propósitos do dispositivo anual, disse.
O plano é coordenado pelo Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) da Guarda "mas sempre em articulação com o CDOS de Castelo Branco", segundo aquele responsável.
António Fonseca explicou que o Dispositivo Conjunto de Proteção e Socorro na Serra da Estrela prevê a intervenção de meios da GNR (sub-agrupamento de montanha), Força Especial de Bombeiros e de corpos de bombeiros da região.
Participam elementos de cinco corporações de bombeiros do distrito da Guarda (Loriga, São Romão, Seia, Gouveia e Manteigas) e de uma do distrito de Castelo Branco (Covilhã).
As pessoas que tencionem deslocar-se à Serra da Estrela devem levar correntes de neve para as viaturas, os depósitos cheios de combustível (em caso de retenção é necessário manter os veículos em funcionamento por causa do aquecimento), agasalhos e telemóveis, lembra António Fonseca.
Os visitantes que façam caminhadas a pé também devem informar previamente as autoridades da sua intenção e ter sempre em conta as previsões meteorológicas, concluiu.