
Mário Constantino Lopes, presidente da Câmara de Barcelos
Foto: Pedro Correia
O executivo da Câmara Municipal de Barcelos, liderado por Mário Constantino Lopes, definiu áreas de atuação e estrutura de trabalho.
Corpo do artigo
O novo executivo da Câmara Municipal de Barcelos iniciou funções com a distribuição das pastas da vereação, definindo as áreas de responsabilidade de cada elemento da equipa liderada por Mário Constantino Lopes, que fica com as pastas das freguesias, obras municipais, saúde, fundos comunitários, desenvolvimento económico, polícia municipal, proteção civil e comunicação.
Passam a ser seis os vereadores em regime de tempo inteiro. Carlos Eduardo Reis fica com o planeamento e gestão urbanística, fiscalização e contraordenações, modernização administrativa e inovação e juventude. Já Dalva Rodrigues fica com as pastas da educação e cultura, enquanto José Paulo Matias fica com a ação social, desporto, associativismo, património e habitação. Filipe Pinheiro fica com o ambiente, desenvolvimento rural, mobilidade e trânsito, ao passo que Maria Elisabete Silva fica com os departamentos das atividades económicas, gestão financeira, mercados e feiras. Por último, Pedro Ferreira fica com as pastas da contratação pública, recursos humanos, turismo e artesanato.
Na reunião, foi também aprovado o regimento interno e a delegação de competências no presidente. As reuniões do executivo vão manter-se às segundas-feiras, quinzenalmente, às 15 horas.
O presidente destacou a importância de uma gestão organizada e próxima dos cidadãos, garantindo agilidade e transparência na tomada de decisões. O novo ciclo autárquico promete, assim, um executivo estruturado para dar resposta eficaz aos desafios do concelho.

