Divulgado cartaz da festa da Senhora d’Agonia, a “romaria de todos, todos, todos”
O cartaz da edição de 2025 da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, que vai decorrer de 12 a 20 de agosto em Viana do Castelo, foi divulgado, este sábado, com o roxo do manto da padroeira e o dourado em destaque.
Corpo do artigo
Da autoria do fotógrafo Ricardo Sousa e do designer Ricardo Ferreira, o cartaz, com a figura da Mordoma da festa, Bruna Gomes, o cartaz vai agora “convidar o mundo” para as festividades que este ano voltam a prolongar-se durante nove dias.
As palavras deixadas pelo Papa Francisco nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) de Lisboa em 2023, “Todos, todos, todos”, foram invocadas pela Comissão de Festas, na cerimónia de divulgação do cartaz, para descrever a capacidade de “agregação” da grande romaria, que anualmente em agosto, atrai milhares de pessoas de todo o lado.
“A cada programa e a cada edição procuramos sempre dirimir algum problema que exista e que as coisas sejam ainda melhores, e as pessoas se sintam ainda mais realizadas e se sintam mais congregadas naquilo que é este grande evento”, declarou Paulo Carrança da Comissão de Festas, referindo como “três pilares essenciais” da festa “a fé e devoção”, o sentido de “comunidade”, com voluntários e equipas da comissão de festas a trabalhar em conjunto na organização da romaria, e ainda “a hospitalidade” das gentes de Viana.
“O próprio Ministério da Cultura reconhece aquilo que o público reconhece, que é a essência e o valor cultural e turístico da nossa romaria e, portanto, o pilar da hospitalidade - e estamos numa terra hospitaleira -, é fundamental para recebermos todos os que aqui acorrem, das zonas mais próximas às mais distantes, pensando também aqui um bocadinho nas nossas comunidades portuguesas por todo o mundo que nunca se esquecem e conseguem, presencialmente ou pela Internet, estar presentes”, declarou aquele responsável da comissão de festas, acrescentando: “há aqui um fator que todos, permitam-me a expressão do Papa Francisco, todos, todos, todos, nós somos essenciais para o sucesso da nossa romaria”.
Paulo Carrança descreveu a programação que começa a 8 de agosto com a inauguração do posto de atendimento das festas, de uma exposição de rua e da tradicional feira de artesanato de Senhora d’Agonia, mas segue depois ininterrupto a partir de dia 12 até 20.
No dia 16 de agosto, decorrerá o Cortejo Histórico Etnográfico, que este ano será mais curto em termos de tempo, e agregará 3500 figurantes, 33 carros alegóricos e 22 tocatas. Para esse dia à noite está prevista a primeira grande sessão de fogo de artifício com o Fogo do Meio.
Para 17, está prevista a Procissão Solene, como a presença do Bispo da Diocese, D. João Lavrador, e são inaugurados os "Sunset da Romaria" no anfiteatro da Marina, que vão acontecer todos os dias até 29, entre as 18 horas e as 1 horas. Nessa noite, às 0 horas, realizar-se-á a Serenata, uma sessão de fogo de artifício na ponte Eiffel, no rio Lima.
No dia 18, o programa inclui arruadas, uma tarde desportiva e um sarau de corais polifónicos na Igreja da Misericórdia.
Os dias 19 e 20 são dos mais fortes, no primeiro com a confeção dos tapetes floridos na Ribeira de Viana do Castelo, com festa nas ruas até ser dia, e no dia 20, feriado na cidade, termina a Romaria, com um dos números mais representativos da fé e devoção à Senhora d’Agonia, a Procissão ao Mar. Dezenas de embarcações d pesca engalanadas com flores e bandeirinhas e transportando a imagem da padroeira, além de outros santos de devoção para a comunidade piscatória, saem para o rio e mar, com milhares de pessoas a assistir nas margens.
O Fogo da Santa encerrará a festa.
Na cerimónia deste sábado, o autarca de Viana do Castelo, Luis Nobre, homenageou duas figuras há muito ligadas à Romaria de Nossa Senhora d’Agonia: Francisco Sampaio, a título póstumo, que esteve ligado à organização das festas durante várias décadas e foi presidente da extinta Região de Turismo do Alto Minho (RTAM), e também Flora Silva, antiga vereadora da Cultura e atual presidente da Assembleia Municipal de Viana do Castelo.