Doente com Alzheimer sai de hospital e é encontrado a 20 quilómetros por populares
Um homem, doente com Alzheimer, saiu do Hospital de Vila Franca de Xira quando se encontrava em observação e foi encontrado em Arruda dos Vinhos, a cerca de 20 quilómetros de distância.
Corpo do artigo
O doente deu entrada no Serviço de Urgência do Hospital de Vila Franca de Xira na terça-feira. Foi atribuída a pulseira amarela e ficou em observação durante todo o dia. O doente estava acompanhado pela filha Teresa Miguens, mas, durante a noite, esta foi informada de que não podia ficar com o pai.
Teresa Miguens contou ao JN que a irmã deslocou-se ao hospital na manhã de quarta-feira, logo pelas 7 horas. "Durante quatro horas tentou ver o pai, mas apenas às 11 horas conseguiu entrar e foi logo informada de que tinha fugido", disse.
A filha do utente conseguiu perceber que o utente tinha saído pela porta principal às 10.15 horas. "Um enfermeiro disse que viu o meu pai sair e avisou o vigilante, mas ninguém fez nada", continuou.
A família e amigos de Teresa Miguens colocaram nas redes sociais apelos para encontrar o pai e fizeram participação nas autoridades. "Dentro do hospital, só cinco horas depois é que foi registado formalmente o desaparecimento, o que é lamentável. Sei que na noite anterior, foi visto na psiquiatria e regressou à Observação da Urgência, sem qualquer supervisão", contou.
Foram os apelos realizados nas redes sociais que surtiram efeito na localização do doente. "Um jovem ligou ao meu cunhado, que tinha colocado o seu contacto num dos apelos, a informar que o meu pai estava perto dele, sentado à beira da estrada em Arruda dos Vinhos, a 20 quilómetros do hospital", declarou a filha.
Teresa Miguens garantiu ao JN que vai apresentar queixa na Inspeção-Geral das Atividades em Saúde contra o hospital por considerar este "falhou o dever de vigilância para com um doente sobre o qual os serviços foram alertados que tinha o hábito de fugir".
O doente regressou ao hospital e teve alta nesse mesmo dia.
O JN pediu esclarecimentos sobre o caso à Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, mas ainda não obteve resposta.