Dois alunos de Engenharia vão percorrer deserto de Marrocos para distribuir donativos
Dois alunos do Instituto Superior de Engenharia (ISEP) da Universidade do Porto vão percorrer o deserto de Marrocos durante nove dias, para entregar 40 quilos de donativos recolhidos em Portugal. A iniciativa insere-se no concurso Uniraid24 e vai decorrer entre 10 e 18 de fevereiro do próximo ano.
Corpo do artigo
O "espírito solidário, aventureiro e empreendedor" levou os dois estudantes do ISEP a inscreverem-se na 13ª edição do Uniraid, um concurso em que os participantes vão atravessar o deserto de Marrocos para distribuir "solidariedade e o material escolar em aldeias previamente selecionadas", segundo a organização.
Pedro Bezerra e Francisco Lapa vão formar a equipa "100pabrir" com o objetivo de se desafiarem a "superar imprevistos e tamanhos obstáculos nas seis etapas de navegação e entregar 40 kg de material de solidariedade para as escolas do deserto", afirmam, em comunicado.
O grande desafio é realizar 2500 quilómetros durante nove dias num carro com mais de 20 anos repleto de bens alimentares e de higiene recolhidos em ações de campanha antes de começar viagem.
A dupla prevê a realização de campanhas de recolha de donativos "na rua, nas universidades, em lojas, Igrejas" e, no período do Natal, "noutros locais".
Os jovens portugueses vão também contribuir "com materiais ou esforço próprio na construção de escolas, hospitais, poços de água".
Tendo em conta que ainda faltam mais de quatro meses para o arranque da missão, os jovens precisam de "conseguir fazer face a despesas prementes para preparar as diferentes etapas desta viagem" e, por isso, estão a criar uma campanha de angariação de fundos em duas plataformas online. Os estudantes já criaram uma página na rede social Instagram onde partilham imagens e vídeos da preparação do projeto.