<p>O mar devolveu ontem, quarta-feira, dois corpos, mas apenas um está identificado. Trata-se de um pescador desaparecido há uma semana quando a embarcação em que seguia naufragou. O outro poderá ser do jovem estudante que anteontem foi apanhado por uma onda.</p>
Corpo do artigo
"Um arrastão ao recolher o arrasto detectou um corpo e confirma-se que o corpo é de um pescador" desaparecido desde o final do dia da última quinta-feira, a cerca de três milhas da praia da Areia Branca. A garantia foi dada pelo comandante da Capitania do Porto de Peniche, revelando que o corpo foi encontrado "a cerca de seis milhas a Oeste da praia da Areia Branca", no concelho da Lourinhã.
Segundo apurou o JN o arrastão "António Cação" da Figueira da Foz, mas operar a partir do Porto de Peniche, terá encontrado o corpo no último arrasto que demorou cerca de 1.30 horas. A operação iniciou-se ao largo de Santa Cruz e terminaria a Norte, em Peniche. Foi nesse percurso que o corpo surgiu nas redes.
Trata-se do corpo de Basílio José Fonseca, 54 anos, que foi já reconhecido por um familiar. O cadáver foi transportado para o Gabinete Médico Legal de Torres Vedras onde será feita a autópsia.
Naquele local deu também entrada ontem, mas durante a manhã, e para ser feita uma autópsia, um outro corpo encontrado junto às falésias do Cabo Carvoeiro. Foi resgatado pelo bombeiros de Peniche depois de ter sido avistado por dois populares e confirmada a sinalização pelo helicóptero da Força Aérea.
Fonte dos bombeiros acredita que o corpo poderá pertencer ao jovem de 22 anos que anteontem de madrugada foi arrastado por uma onda, quando se encontrava com dois amigos na Lage dos Pargos, no Cabo Carvoeiro.
Luís Vala é formado em Biologia Marinha e encontrava-se a realizar o mestrado em Biotecnologia Marinha na Escola Superior do Mar, em Peniche.
Na madrugada de terça-feira, Luís acompanhado por Nuno e Diogo, decidiram ir ver o mar quando foram surpreendidos por uma onda. Luís caiu ao mar e os amigos conseguiram sobreviver, apesar de alguns traumatismos e escoriações.