Altares enfeitados com flores atraem milhares de visitantes. Procissão percorre hoje as ruas da cidade.
Corpo do artigo
O brilho no olhar de Conceição Amorim ao vislumbrar os altares decorados da igreja do Bom Jesus de Matosinhos deixa transparecer o amor e devoção que lhe vão na alma. Tem 70 anos e há mais de duas décadas faz parte da equipa de zeladores que, todos os anos, põe mãos à obra para embelezar altares e andores com flores. As ornamentações atraem centenas de visitantes à igreja. Esta tarde, a procissão em honra do Bom Jesus de Matosinhos percorre as ruas da cidade. É um dos pontos altos das festividades.
Conceição Amorim tem a seu cargo a decoração de três altares e a pia batismal. Este ano, precisou de dois dias para embelezar tudo. Na sexta-feira, a jornada de trabalho durou até às três e meia da manhã. Mas o processo criativo começou há seis meses. "Faço os desenhos dos altares e imagino o que é que vou pôr. Primeiro penso no tipo de flores e depois na cor. Algumas das flores vêm de fora", contou ao JN a antiga médica que, antes de se reformar, costumava tirar férias na altura das festas do Senhor de Matosinhos para poder enfeitar a igreja.
Conceição Amorim tornou-se zeladora há 22 anos. Na altura, ficou responsável pelo altar do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Conceição. Entretanto, ficou também encarregue pela decoração do altar de Nossa Senhora de Fátima e pela pia batismal. "Faço isto com muito amor. O Senhor de Matosinhos, para mim, significa amor", revelou.
Altares são chamariz
Para o padre Emanuel Brandão, que assumiu a paróquia de Matosinhos em setembro de 2019, esta é a primeira vez que participa na realização das festividades nos moldes tradicionais e sem as medidas mais restritivas da pandemia.
"Uma das coisas que mais chama pessoas para a festa é esta questão do enfeite dos altares. Uma das coisas que mais me têm impressionado é a sensibilidade deste povo ao religioso. Quem lida com os perigos da vida, como o povo de Matosinhos que está ligado ao mar, sente bem esta necessidade de proteção. Esta imagem [Bom Jesus de Matosinhos] tem presidido à vida das pessoas", afirmou.