"Viveram-se momentos de pânico". Quem o diz é Miguel Agostinho, morador em Valbom, Gondomar, após o incêndio desta terça-feira ao início da tarde, que afetou uma habitação num prédio na Rua Pinheiro d"Aquém.
Corpo do artigo
O alerta foi dado às 14.29 horas e valeu a rápida intervenção dos bombeiros, embora à sua chegada a situação já estivesse aparentemente controlada. Dois moradores foram transportados para o Hospital de Santo António, no Porto, por inalação de fumo.
"O incêndio deflagrou num apartamento do segundo piso. Estavam a cozinhar e as chamas surgiram de uma frigideira. Estenderam-se ao exaustor e depois ao mobiliário", conta Miguel Agostinho, baseado nos relatos dos vizinhos, pois na altura do incidente não estava no prédio. Mas, avisado do sucedido, logo se abeirou de casa.
Também os bombeiros não tardaram a chegar. Miguel Agostinho refere que "a resposta foi rápida".
Questões de segurança
O susto e alarido colocaram em sobrassalto o edifício inteiro. Segundo uma fonte dos bombeiros de Valbom, os moradores tiveram de deixar as habitações "por questões de segurança".
Entre a confusão que se gerou, quem estava em casa de Miguel Agostinho esqueceu-se da chave lá dentro. "Para entrar, a solução foi estroncar a fechadura. Vamos ter de adquirir uma porta nova", adianta.
Vários meios foram mobilizados para a Rua Pinheiro d"Aquém. Além dos bombeiros de Valbom, que fizeram deslocar cinco viaturas e 15 operacionais, também a PSP e a Proteção Civil estiveram no prédio para se inteirarem da situação e procederem às diligências necessárias.