<p>Duas pessoas sofreram hoje, terça-feira, ferimentos graves na aldeia de Venda Nova, no concelho de Tomar, ao serem atingidos por cabos eléctricos que tombaram devido ao vento, disse fonte dos bombeiros.</p>
Corpo do artigo
"Temos 2 feridos graves apanhados pelos cabos de alta tensão e três feridos ligeiros resultantes da passagem deste tornado", afirmou o comandante dos bombeiros de Abrantes.
António Manuel descreveu à agência Lusa um "cenário de destruição" que se vive na aldeia com muros derrubados, árvores tombadas, postes de alta tensão "partidos ao meio", telhados, estruturas metálicas, antenas e chaminés no chão.
"Vários carros voaram literalmente", disse o bombeiro acrescentando que várias ruas estão "cortadas ao trânsito pelo amontoado de árvores". Os cinco feridos foram transportados para o hospital de Tomar.
Sertã, Ferreira do Zêzere e Tomar sem luz
Parte dos concelhos da Sertã, Ferreira do Zêzere e Tomar estão sem energia por causa do vento forte que derrubou uma torre da Redes Energéticas Nacionais (REN) e afectou a Subestação da Sertã, informou a EDP.
De acordo com fonte da empresa, cerca das 15 horas, por acção do forte vento, "caiu uma torre da REN e com ela os condutores que suportava, que por efeito dominó fizeram tombar a linha que alimenta a Subestação da Sertã, colocando-a fora de serviço".
"A Subestação de Venda Nova (perto de Tomar) teve que ser colocada fora de serviço para que fosse possível retirar uma chapa metálica arremessada pelo vento e que colocava em perigo esta instalação", acrescentou a fonte, adiantando que as árvores arremessadas pelo vento forte já quebraram pelo menos três linhas de alta tensão e seis de média tensão da EDP Distribuição.
A EDP informou ainda que tem "todos os meios possíveis no local", sem dar mais pormenores.
O vento forte atingiu sobretudo o distrito de Santarém, nos concelhos de Ferreira do Zêzere e Tomar, tendo destruído os telhados de centenas de casas e provocado o abatimento do telhado do jardim-escola São João de Deus (Tomar), ferindo cerca de 20 crianças.
Foi activado o Plano Municipal de Emergência de Ferreira do Zêzere.