Incêndio em prédio de Valbom faz cinco feridos: "Estava no escritório e reparei numa nuvem de fumo"
Um incêndio no 3.º andar de um edifício habitacional, em Valbom, Gondomar, provocou cinco feridos, três dos quais ficaram em estado grave e tiveram de ser transportados para os hospitais de S. João e de Santo António, no Porto. Ao que foi possível apurar, o fogo terá começado num quarto e deixou a casa num estado inabitável.
Corpo do artigo
O alerta para um fogo na Rua Professora Filomena Monteiro foi dado por volta das 10 horas. Os moradores foram retirados do prédio, por precaução, embora as chamas tenham ficado restringidas ao apartamento onde deflagraram.
Joel Ramos, de 44 anos, vive no prédio afetado e foi uma das primeiras pessoas que se aperceberam da ocorrência. "Estava no escritório e reparei que havia uma nuvem de fumo lá fora. Fui à janela e percebi que era um incêndio, o que me fez sair instintivamente do prédio. Mal cheguei lá fora chamei os bombeiros", começou por explicar o morador, acrescentando que foi uma questão de minutos até a entrada estar cheia de vizinhos.
Fotos: Igor Martins
Os feridos foram retirados com a ajuda de bombeiros e de outros residentes, não tendo sido necessário o recurso a qualquer tipo de equipamento de socorro. Além disso, segundo fonte dos Bombeiros de Valbom, os serviços sociais da Câmara de Gondomar já garantiram abrigo às pessoas afetadas pelo incêndio.
Vera Cardoso também reside no edifício e tinha acabado de sair para ir levar a filha à escola quando as chamas começaram. Quando regressou, deparou-se com o aparato de meios e só pensava numa coisa: "Pedi logo para vir cá acima salvar as minhas gatas. Foi um grande susto, mas tivemos o apoio necessário".
No local, estiveram meios dos Bombeiros Voluntários de Valbom, Melres, Gondomar e Areosa/Rio Tinto, num total de 10 viaturas e 32 operacionais.