Dois mercadinhos, mais luzes, cortejo e concertos no Natal de Vila do Conde
Mais rua iluminadas, dois mercadinhos, um espetáculo de drones, uma parada de Natal, concertos em todas as freguesias, animação de rua e muitas oficinas para os mais pequenos. Vai ser assim o Natal em Vila do Conde, de 30 de novembro a 6 de janeiro.
Corpo do artigo
“É um investimento forte e que queremos aumentar, porque o retorno económico é evidente. É uma estratégia que assumo, sem hesitações”, afirmou, esta quarta-feira, o presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, na apresentação da programação de Natal, que, entre iluminação de rua e atividades, este ano, vai custar 350 mil euros. O retorno, vaticina, “será 10 a 15 vezes superior” e a prova é que, em toda a Europa, luzes e mercadinhos de Natal são, cada vez mais, uma forma de turismo.
A Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde é parceira. O presidente, Ricardo Santos, congratula-se por ver o concelho ser já “uma referência na região norte” nos mercados de Natal e aplaude a aposta da autarquia, que vem tentando ir ao encontro das pretensões dos comerciantes.
Este ano, a festa começa a 30 de Novembro com um espetáculo de drones e a chegada do Pai Natal ao Cais da Alfândega. Depois, ligam-se as luzes e a Grande Parada de Natal percorre as ruas da cidade para inaugurar os dois mercados: um nos jardins da avenida Júlio Graça, outro junto à Igreja do Senhor dos Navegantes, nas Caxinas. Haverá a Casa do Pai Natal, carrossel, mini-roda e comboio de Natal.
50 pontos com iluminações
Por toda a cidade, há 50 pontos com iluminações de Natal – com novas ruas como avenida Bento Martins Júnior, nas Caxinas – e, na Alameda dos Descobrimentos ficará a árvore de Natal.
De 1 de dezembro a 5 de janeiro, o Conservatório de Música de Vila do Conde vai levar a música às 21 freguesias e, na cidade, aos fins-de-semana, haverá animação de rua e um comboio turístico a ligar os dois mercadinhos e o metro, facilitando, assim, a mobilidade de quem vier juntar-se à festa.
Aproveitando a pausa escolar, no Centro de Memória, na Biblioteca e no Parque João Paulo II haverá várias oficinas para os mais pequenos.
O cortejo de Natal com tratores (dia 21), a 3.ª gala de Natal, com Filipe Fonseca e convidados (7) e o musical infantil “Aventura na Fábrica do Pai Natal” (15) completam o programa.
A passagem de ano volta a ser numa tenda aquecida, que será montada na Praça da República. A festa é entre as 22.30 e as 3 horas, e haverá fogo-de-artifício para assinalar a entrada no novo ano.
O concerto de ano novo é no dia 4, às 17 horas, com a Orquestra Filarmónica Portuguesa e, no dia 11 de janeiro, a quadra natalícia fecha com o habitual encontro de Cantares de Janeiras, a partir das 14.30 horas, no Teatro Municipal.