Entre os oradores estão nomes como o psicólogo e escritor Eduardo Sá, o brasileiro Marcos Piangers, reconhecido pelas suas reflexões sobre tecnologia, família e educação e a premiada educadora mexicana, Elisa Guerra.
Corpo do artigo
A partir desta quinta-feira e até sábado reúnem-se, no Pavilhão Multiusos, em Guimarães, mais de duas mil pessoas para debater sobre educação e ensino. A associação Nova Escola, responsável pela organização, anuncia 50 oradores, nacionais e internacionais, 40 workshops e uma área de exposição com 30 empresas, marcas e projetos ligados ao setor. António Zambujo é um dos oradores convidados e tem a seu cargo o concerto de encerramento.
Esta tarde, às 15 horas, Fernando Alvim e José Pacheco, educador e pedagogo, coordenador do projeto “Fazer a Ponte”, entre 1976 a 2004, realizado na Escola da Ponte, prometem iniciar uma “Reconquista” em Guimarães, falando de educação e ensino. José Pacheco é um forte crítico do sistema tradicional de ensino.
Esta primeira edição do Education Summit, dedicada à inovação e ao futuro da educação, conta com mais de dois mil participantes. O evento reúne oradores nacionais, como o escritor e psicólogo Eduardo Sá (sábado, 11.20 horas), e internacionais, onde se destacam Marcos Piangers (sábado, 14.30 horas), comunicador brasileiro especializado em educação e Tecnologia, e Elisa Guerra (sexta-feira, 15.35 horas), educadora mexicana, premiada pelo seu trabalho na área da educação. À margem das palestras, vão decorrer vários workshops dedicados ao futuro da educação em Portugal.
O programa inclui sessões práticas dedicadas à inovação, desenvolvimento humano, educação "outdoor", psicologia e práticas pedagógicas diferenciadoras. A Education Summit termina com o concerto de António Zambujo que também será orador.