Duas pessoas, de 45 e 57 anos, morreram, esta sexta-feira de madrugada, na sequência de uma colisão entre três veículos ligeiros na Maia (Porto), tendo o trânsito na Estrada Nacional (EN) 14 estado interdito até às 9.30 horas, de acordo com a Proteção Civil. O veículo que provocou o acidente estava a fugir da GNR, depois de se ter recusado a parar numa operação STOP.
Corpo do artigo
O embate frontal entre três veículos ligeiros, dois de passageiros e um de mercadorias, causou ainda três feridos graves, disse à Lusa fonte do Comando Sub-regional da Área Metropolitana do Porto.
"Temos informação que uma viatura invadiu a faixa contrária originando uma colisão frontal", acrescentou.
Segundo apurou o JN, o choque frontal foi provocado pelo condutor de um automóvel BMW que efectuava uma condução errática e recusou parar numa operação STOP da GNR que decorria na zona da Barca, perto da Decathlon. Depois de ter tentado abalroar o militar que lhe deu ordem de paragem, colocou-se em fuga na direção do Porto. No Nó de ligação da EN14 à A41, junto à estação de serviço da Repsol, passou sobre os pinos que dividem a estrada e invadiu a faixa contrária, colidindo com um veículo de distribuição de jornais e provocando a morte do condutor.
Um outro carro, um Renault Megane, que seguia atrás do veículo de mercadorias, acabaria por embater-lhe com violência, resultando desta colisão a segunda vítima mortal. Trata-se do condutor deste terceiro carro envolvido no acidente, onde seguiam mais dois homens, de 30 e 31 anos, que sofreram ferimentos graves.
O sinistro causou ainda danos no carro da GNR. O condutor que provocou o acidente tem 51 anos e está em estado grave a ser assistido no Hospital de São João, assim como os restantes dois feridos graves. De acordo com informações recolhidas pelo JN, o homem que tentou escapar à operação de trânsito da GNR não tem habilitação legal para conduzir.
O alerta foi dado às 4.36 horas e, de acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no terreno encontravam-se por volta das 6.15 horas de hoje 37 operacionais auxiliados por 16 veículos. Para o sinistro foram mobilizados meios das corporações de Moreira da Maia e Pedrouços e da Cruz Vermelha de Vilar, assim como três viaturas médicas.
Também a PSP foi acionada, uma vez que o acidente ocorreu na área de jurisdição desta força de segurança
Foto: Pedro Gomes / Direitos reservados
Foto: Simão Oliveira / Vigilantes da Estrada