O incêndio que lavra desde as 00.41 horas desta sexta-feira numa zona de mato na localidade de Rendufe, Ponte de Lima, "está dominado", disse fonte dos bombeiros.
Corpo do artigo
No combate às chamas estão 45 operacionais (40 bombeiros e cinco sapadores florestais), apoiados por 13 veículos e um helicóptero bombardeiro pesado.
O "forte declive" do terreno e o mato "muito alto", que tornam "difíceis" os acessos, são os dois factores que estão a complicar a acção dos bombeiros.
Os distritos de Castelo Branco, Santarém e Guarda apresentam, esta sexta-feira, um risco máximo de incêndio, o mais grave de uma escala de cinco, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
Os concelhos de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, Vila de Rei, Santarém, e Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, apresentam hoje um risco máximo de incêndio, o mais grave de uma escala de cinco, de acordo com o site na Internet do Instituto de Meteorologia (IM).
De acordo com a informação disponibilizada pelo site da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) na quinta-feira registaram-se 160 incêndios florestais, o dia com maior número de fogos desde o início do mês, que foram combatidos por 1.325 bombeiros, apoiados por 358 veículos.
A ANPC alertou na quarta-feira para o aumento previsível dos incêndios florestais, tendo decidido ativar o alerta Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais entre as 12:00 de quinta-feira e as 20:00 de segunda-feira.