PS cresce e AGIR! e Chega conquistam lugares. Vencedor vai reunir com todos para construir pontes.
Corpo do artigo
Domingos Silva garantiu com o voto a liderança da autarquia vareira que assumira em março de 2024, após a saída de Salvador Malheiro para o Governo, e segurou a Câmara para o PSD, mas a custo e sem maioria absoluta. O PS cresceu (mais um mandato) e há duas novas forças a ganhar protagonismo na oposição: a plataforma cívica AGIR! e o Chega, que elegeram um vereador cada. Os social-democratas, que em 2021 detinham sete dos nove lugares de vereação, ficaram com apenas quatro. O PSD também viu escapar a maioria absoluta na Assembleia Municipal.
"Ganhámos em todas a mesas, exceto uma, mas não foi suficiente para a maioria absoluta", referiu Domingos Silva. "Foi uma disputa eleitoral, mas, a partir de hoje, o que conta são as pessoas de Ovar. Irei reunir com as outra forças políticas para ver qual a disponibilidade que têm para podermos trabalhar todos em conjunto, isso é que é importante."
Foto: Tony Dias
PSD desde 2013
Emanuel Oliveira, que encabeçou a lista socialista, realçou a "melhoria significativa" do PS, que quase duplicou a votação das últimas eleições, para além de ter reforçado a posição na Assembleia Municipal e ter conseguido "retirar a maioria absoluta ao PSD". A Câmara tem mantido a cor laranja desde 2013, sendo necessário recuar a 2009 para encontrar um executivo rosa.