A Destildouro, em Folgosa do Douro, Armamar, está a produzir diariamente 20 mil litros de álcool para fins sanitários, a partir de subprodutos da vinha e do vinho.
Corpo do artigo
É a resposta à escassez no mercado por parte de uma empresa cuja atividade é fabricar aguardente vínica para o preparo de vinho do Porto.
Maurício Diegues, da Destildouro, contou ao JN que foram interpelados por "câmaras, hospitais e farmácias", para fornecer álcool com caraterísticas específicas "compatíveis com a produção de álcool gel de uso sanitário". O desafio foi aceite, alteraram-se procedimentos e pediram-se as autorizações necessárias para disponibilizar o produto no mercado.
O avanço da Destildouro é anterior à campanha "Douro + Solidário!, que foi lançada pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e pelos representantes da produção e do comércio. Visa fornecer álcool gel desinfetante aos centros hospitalares da Região Norte.
Maurício Diegues refere que a empresa que dirige começou por fazer "um donativo de álcool aos hospitais de Bragança e de Vila Real". Agora está a realizar "um levantamento das necessidades em todos os concelhos da Região Demarcada do Douro", nomeadamente em "lares de idosos e quartéis de bombeiros". Dentro das possibilidades, a Destildouro poderá "libertar algum álcool para as necessidades mais prementes".
Entretanto, começaram a surgir pedidos do litoral Norte, da zona de Lisboa e de outros pontos do Sul. "As coisas têm-se precipitado de uma forma assustadora", confessa o responsável. "Recebemos dezenas de telefonemas todos os dias, porque a carência é preocupante".
Reavaliar
Atualmente, "todas as energias estão concentradas neste esforço de produção de álcool para fins sanitários" e já estão a fazer expedições diárias para diversos organismos. Para dar resposta, a empresa está a produzir "20 mil litros por dia". A este ritmo, Maurício estima que o mercado possa solicitar "entre 200 e 300 mil litros" de álcool. Isto dá para trabalhar mais "15 ou 20 dias". No fim deste período, vai ser preciso reavaliar. "Medir entre as nossas disponibilidades e a situação da pandemia, bem como o que esperam os nossos habituais clientes [produtores de vinho do Porto] em termos de perspetivas para a próxima vindima".
O álcool que está a ser produzido para fins sanitários é praticamente puro (96%). A aguardente vínica (77%) para o vinho do Porto é aromaticamente rica e tem perfil sensorial muito marcado. Para a refinar e deixar sem o cheiro caraterístico passa por mais três processos de destilação.
Campanha IVDP
Contributos
Podem contribuir cidadãos, empresas e instituições públicas ou privadas que disponham de matérias-primas, instalações, equipamentos ou força de trabalho.
Objetivo
Angariar álcool gel, álcool, glicerina, água oxigenada, frascos dispensadores, frascos de plástico de 100 milímetros e etiquetas para rotulagem, entre outros.
Logística
Podem ser cedidas instalações, mão de obra, transporte, paletes, filme estirável, material de embalagem e caixas de cartão. Ver mais em www.ivdp.pt.A saber
A saber
55 mil litros
A Associação das Empresas de Vinho do Porto tem em curso uma campanha para entregar 55 mil litros de gel desinfetante a 15 unidades hospitalares do Norte de Portugal envolvidas no combate à pandemia.
Dinheiro recusado
O IVDP avisa que não vai aceitar dádivas de qualquer outra natureza na presente campanha, sejam em numerário, cheque ou transferência bancária.