O dragão vai dançar em frente à Câmara do Porto nesta sexta-feira à tarde. A cidade acolhe comemorações do Ano Novo Chinês. E a tradicional Dança do Dragão, desta vez, celebrará precisamente o Ano do Dragão.
Corpo do artigo
Serão dezenas as pessoas que vão protagonizar o espetáculo na Praça do General Humberto Delgado, em frente aos Paços do Concelho, a partir das 15.30 horas. O momento festivo contará ainda com uma demonstração de kung-fu.
"Além da Dança do Dragão, que simulará o despertar desta criatura mítica no calendário chinês, a tarde será marcada por um conjunto de iniciativas, decorrentes da cooperação entre a Embaixada da República Popular da China em Portugal, associações representativas da Comunidade Chinesa em Portugal e o Município do Porto", diz a Câmara, em comunicado.
O programa arranca às 14.30 horas, com uma conferência sobre os 45 anos das relações diplomáticas entre a República Portuguesa e a República Popular da China, no átrio do edifício da Câmara do Porto.
No mesmo local, às 16 horas, será inaugurada a exposição fotográfica "Mundo Belo", da responsabilidade da Associação de Fotógrafos Luso-Chineses, em coexecução com as comunidades chinesas do norte de Portugal.
Em seguida, pelas 16.15, haverá a receção do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, ao embaixador da República Popular da China em Portugal, Zhao Bentang, momento extensivo à Comunidade Chinesa em Portugal. A sessão solene terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contará com as intervenções de Rui Moreira, de Zhao Bentang e do presidente da Câmara de Comércio Portugal-China PME, Y Ping Chow, entre outras personalidades ligadas à comunidade chinesa.