Duas baleias foram encontradas em praias do concelho de Torres Vedras. Um dos animais deu à costa esta terça-feira à noite e conseguiu ser devolvido ao mar, o outro estava em avançado estado de decomposição. Devido aos detritos deixados pela baleia (encontrada sem vida), a praia Formosa, em Santa Cruz, está com acesso interdito.
Corpo do artigo
A baleia encontrada na noite passada na praia do Navio, em Torres Vedras, conseguiu ser devolvida ao mar com a colaboração de meios da Polícia Marítima, GNR, Proteção Civil e Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e a ajuda de alguns populares.
Já esta quarta-feira de manhã, outro animal foi encontrado sem vida, em avançado estado de decomposição, na praia Formosa, em Santa Cruz, Torres Vedras, avança a Autoridade Marítima Nacional em comunicado. Para facilitar a remoção da baleia, o animal de grande porte foi rebocado até à praia das Amoreiras através da Estação Salva-Vidas de Peniche.
Os "detritos orgânicos" deixados pela baleia forçaram a interdição da praia Formosa para que a água do mar seja analisada e o areal limpo.