Mais de duas centenas de independentes, de várias áreas, desde a cultura, ao desporto e ao ensino, assinaram um manifesto de compromisso do candidato socialista à Câmara de Vila Nova de Gaia, em que João Paulo Correia se compromete a construir cinco mil casas até 2035.
Corpo do artigo
“As próximas eleições autárquicas representam o início de um novo ciclo político, marcado por novos e complexos desafios”, considera o candidato socialista à Câmara de Vila Nova de Gaia, numa Carta de Compromisso, que vai ser assinada, esta quarta-feira, por mais de duas centenas de personalidades independentes, “que vão da cultura ao desporto, à educação ao setor social, à saúde e à investigação científica e ao setor económico e empresarial”.
No documento, João Paulo Correia assume várias medidas a “serem executadas e cumpridas no novo ciclo político” que acredita exigir “um projeto político ambicioso, progressista e humanista”. Entre vários compromissos estão a construção de um novo posto para a Polícia Municipal e para a GNR de Arcozelo, a gratuitidade do andante para cidadãos até aos 30 anos e um passe municipal gratuito para maiores de 65 anos.
João Paulo Correia assume também que vai construir mais de 1100 habitações até 2029 e um total de cinco mil até 2035 como algumas das medidas para se atingir a meta dos 350 mil habitantes até 2035.
Ao nível da mobilidade, além das obras em curso ou programadas ao nível da Metro do Porto, o candidato socialista compromete-se com a concretização de vias como a VL1, a VL3, a VL10 e a VL11, além da reabilitação de 1500 quilómetros da rede viária secundária em quatro anos e da abolição das portagens na A29, A32 e A41.
O ex-deputado, que procura ser o sucessor de Eduardo Vítor Rodrigues, promete ainda a construção de uma escola municipal de ciclismo, de um centro de alto rendimento para o andebol, do Ecoparque do Atlântico e do Jardim Botânico de Vila Nova de Gaia, assim como a concretização da segunda fase da requalificação do hospital e a sua elevação a hospital universitário.
Entre as mais de duas centenas de personalidades que vão assinar a Carta de Compromisso de João Paulo Correia para com os gaienses, estão nomes como a ex-atleta Aurora Cunha, o presidente da Associação Nacional de Agrupamentos e Escolas Públicas Filinto Lima, a artista plástica Nazaré Alves, o maestro Ramiro Lopes, a cantora Noa, o ex-ciclista Delmino Pereira, o treinador António Folha, o jogador de futebol Fábio Martins e o atleta paralímpico Lenine Cunha. Além do mandatário do candidato, está ainda o médico e presidente da Liga dos Amigos do Centro de Saúde Soares dos Reis, Miguel Miranda.