Duas igrejas de aldeias do concelho de Vimioso, em Vale de Pena e Avelanoso, foram assaltadas nos últimos dias. Os prejuízos são sobretudo de ordem material, relacionados com os danos causados pelos intrusos para entrarem nos templos.
Corpo do artigo
Segundo a GNR, foram ainda furtados uns brincos em ouro, algum dinheiro da caixa de esmolas de ambas as igrejas e destruído e levado diverso equipamento no bar da comissão de festas de uma das aldeias.
Este ano, a GNR já registou 22 furtos em igrejas e capelas do distrito de Bragança. No concelho de Torre de Moncorvo, só em janeiro foram apresentadas sete queixas. Em todo o ano de 2012, tinham sido efetivadas 13 queixas por furtos em templos religiosos no conjunto dos 12 concelhos do distrito.
Os maiores prejuízos têm sido de ordem material, com os assaltantes a deixarem um rasto de destruição. Muitas vezes pouco encontram para levar pois os bens mais precisos estão guardados em cofres de bancos.
Na madrugada de 4 de fevereiro, a GNR deteve no Pocinho, distrito da Guarda, três homens pelo crime de furto em local público. Os indivíduos confessaram a autoria de 39 furtos nos distritos de Bragança e Guarda.