Um incêndio urbano provocou dois feridos, em Bragança. Uma idosa ficou ferida com gravidade e uma jovem paquistanesa sofreu ferimentos ligeiros devido à intoxicação por fumos na mesma casa.
Corpo do artigo
Foi ainda resgatado um gato pelos bombeiros, que acabou por morrer. Na altura em que os Bombeiros Voluntários de Bragança (BVB) combatiam este incêndio, verificaram que um adolescente pedia ajuda do outro lado da rua, porque a chaminé da sua residência também estava a arder.
Os BVB receberam um alerta durante a tarde que dava conta que havia fumo a sair de um apartamento na Rua de Vale d’Álvaro, “mas à chegada ao local não foi possível saber se havia pessoas no interior", pelo que acabaram por "subir ao quarto andar, com recurso ao veículo com escada". Foram realizadas as "buscas primárias, tendo sido imediatamente encontrada a jovem, que estava refugiada numa arrecadação". A "idosa acamada e que estava inconsciente” foi encontrada depois, explicou Paulo Ferro, adjunto do comando dos BVB.
As vítimas foram transportadas para o hospital.
A mesma fonte indicou que o fogo terá tido origem em equipamentos na cozinha, tendo o fumo propagado a toda a habitação.
A casa ficou com danos provocados pelo fumo e sem condições de habitabilidade.
Outro incêndio
Também no segundo incêndio foi necessário que os operacionais subissem ao 3º andar para resgatar um gato. “Do incêndio resultaram danos elevados na casa e no recheio. A habitação ficou sem condições de habitabilidade. Foi proposta à família ajuda do serviço municipal, mas mãe e filho ficaram alojados em casa de familiares”, indicou Paulo Ferro. Nesta casa foi também resgatado um gato que foi encaminhado para um veterinário.
Nas operações de socorro estiveram envolvidos 18 bombeiros, apoiados por seis veículos, mais a VMER e a PSP.